sábado, 22 de maio de 2010

A Versatilidade do Educador Musical Contemporâneo

O educador musical deve agregar conhecimentos de variadas áreas bem como estar disposto a experimentar variadas possibilidades.

Desde o racionalismo extremo experimentado no séc. XIX, quando começamos a perceber uma estruturação de alguns conceitos sobre a educação musical até os educadores contemporâneos, pudemos observar como foi poderosa a influência que as características humanas relacionadas ao comportamento, à economia e a política em geral exerceram no desenvolvimento da educação musical.

Dada essa realidade, se compararmos a educação musical paralelamente com os anseios, necessidades e comportamentos desde o séc.XIX, perceberemos que ela no início existia de forma estruturada, porém um pouco isolada, pois o ensino em geral naquela época tinha essa característica, sendo algo mais linear.

Já nos dias atuais, de acordo com a própria característica da sociedade contemporânea que se mostra cada vez mais competitiva, a formação do homem deve se basear no conhecimento completo do mundo, ou seja, não se valoriza mais aquela pessoa que é extremamente competente em uma função, porém em outra, uma alienada. A versatilidade de habilidades se tornou uma meta primordial a ser atingida por pessoas que almejam se suceder bem no trabalho e na vida em geral.

Temos nas escolas regulares hoje em dia, o conceito da interdisciplinaridade muito abordado nas metodologias tratadas em cada instituição.
Para o educador musical, essa concepção não pode estar à deriva se o mesmo quiser fazer de seu trabalho, algo contextualizado e que condiz com as necessidades da sociedade atual.

Não se pode mais esperar de um educador musical, um simples transmissor de conteúdos, exige-se do educador musical atualmente uma alta gama de conhecimentos relacionados e não relacionados com a sua área.

Sabe-se hoje que para o educador musical estar habilitado a produzir seus próprios materiais ou a desenvolver a sua própria metodologia, ele deve se prover de conhecimentos elementares da psicologia e pedagogia, por um motivo óbvio, espera-se que o professor atenda aos requisitos básicos da educação como a compreensão dos processos de desenvolvimento do indivíduo e os tipos de comportamento de cada faixa etária. Assim como, devemos esperar que este profissional esteja capacitado de tal forma a não deixar que as suas atividades e dinâmicas se descontextualizem em relação ao tempo, pois sabemos que crianças e adolescentes não gostam de receber informações ilhadas, que não fazem sentido para eles naquele momento.

Para isso este profissional deve ter também o conhecimento da história da música e da história, ou seja, relacionar um assunto de difícil compreensão com fatos históricos, assim como proporcionar a compreensão do comportamento das pessoas em determinada época sempre serão ótimas alternativas para a eficiência do trabalho.

Mas apesar de sabermos que hoje o total conhecimento da música em si não basta, também consideramos que o contrário seria muito pior, pois para o experimento de possibilidades dentro de um programa educacional, este educador não pode abrir mão da total fluência sobre o assunto, mesmo porque, não devemos subestimar a capacidade dos alunos e devemos estar preparados para qualquer situação, seja ela musical ou não.







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