segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A influência dos pensadores na pedagogia musical

Percebemos nas idéias dos pensadores iluministas e modernistas a necessidade de combater o ensino puramente teórico para a formação de um perfeito aprendizado que não subjuga o racionalismo, mas apenas tenta construir uma linha de equilíbrio que contempla as emoções, os sentimentos e as distintas formas de manifestação das personalidades humanas.
A subjetividade no aprendizado ganha caráter primordial devido aos conhecimentos e trabalhos proporcionados pelas idéias dos pensadores europeus dos séculos XVI ao XIX.
As contribuições das tendências analisadas por estes pensadores são até os dias atuais motivo de aprendizado para professores e instituições que prezam pela qualidade de ensino as suas crianças e adolescentes.
Os conceitos mais relevantes sobre a educação moderna foram forjados a partir de pensadores como Comenius, expressão em latim para Komenský – Jan Amos.
Comenius coloca a escola como centro de tudo na formação do homem e foi o precursor na idealização das escolas maternais. Defendia no primeiro estágio da aprendizagem o desenvolvimento do sensorialismo através dos sentidos, proporcionando as crianças um aprendizado lúdico, porém baseado em práticas empíricas. Justificando estas idéias temos sua expressão “qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinado em sua aplicação prática”.
Podemos perceber nas reflexões de Comenius afirmações que se contradizem com alguns fundamentos do renascentismo e posteriormente do iluminismo, pois é muito fácil sentir os seus ideais humanistas em suas teorias. Não descartava a ligação da educação com o desenvolvimento social, mas antes de tudo pensava na educação como uma obrigação divina caracterizando a sua religiosidade.
Outro questionador de conceitos do seu período foi o francês Jean-Jaques Rosseau. Dizia-se inimigo do progresso por perceber a inevitável banalização de algumas características humanas.
A afirmação “o homem é bom por natureza, a sociedade o corrompeu” explicita muito bem as suas concepções. Seguindo este raciocínio, acreditava que o ensino antes de tudo deveria ser de ordem lúdico-espontãnea. 
Rosseau alertou para a necessidade de uma visão diferenciada dos moldes educacionais para a infância alegando que as crianças vêem, pensam e sentem o mundo de maneira diferenciada. Questionava a idéia tradicional de que a criança é um adulto em miniatura e que deve ser educada para a vida adulta.
Os conceitos de educação natural e a liberação do indivíduo são fortes características de sua obra e dizem respeito à exclusão da idéia absolutamente intectualista na educação.
Completando as idéias abordadas, a afirmação de que “cada fase da vida tem suas características próprias”, são ótimos subsídios para a elaboração de metodologias mais satisfatórias para a educação em geral. 
Quando o fator social é mencionado na história da educação, não podemos deixar de atribuir aos métodos educacionais o suíço Johan Heinrich Pestalozzi que nascido em 1746 se estabeleceu principalmente como um fundador de escolas devido a sua preocupação com o potencial que a educação exerce na melhoria de uma sociedade.
Uma peculiaridade de Pestalozzi era a idéia de que a educação familiar deveria ter a sua relevância, pois dizia que para uma educação natural e pura, os ensinamentos recebidos pelo pai e a mãe assim como os vínculos paternos emocionais serviriam como base.
A influência de Rosseau nos seus conceitos se dá na necessidade de desenvolver um aprendizado espontâneo ao aluno em estágio inicial.
A presença feminina no ensino infantil talvez seja uma herança do alemão Friedrich Froebel que no século XIX idealizou como modelo de ensino crianças preparadas e educadas por jovens mulheres.
Froebel é também lembrado como o fundador da pedagogia do brinquedo e do jardim de infância.
Os brinquedos educativos como são popularmente conhecidos hoje em dia não teriam existido se não fosse a intervenção da médica e educadora italiana Maria Montessori na pedagogia.
Montessori que trabalhou também com portadores de necessidades especiais elaborou o “Material Dourado”, sistema que apesar de proporcionar ao aluno o desenvolvimento da concentração, interesse e a imaginação criadora, foi negativamente caracterizado pelo individualismo, devido o seu aspecto fortemente baseado no interior do aluno. Porém, hoje é usado de maneira coletiva, pois é um método muito eficiente para a concentração das crianças.
Uma forte característica também é a possibilidade das crianças trabalharem em seu próprio ritmo, não necessitando desenvolver o espírito de competitividade.




Referências Bibliográficas
PINOLA, Andrea R. R.; MAGRO, C. M. T. A.; Bortoloti, K. F. da S.     Fundamentos Históricos e Filosofia da Educação: História da Educação. COC empreend. Culturais LTDA, 2007.
Zacharias, V. L. C. Centro de Referência Educacional, 2008. Disponível em:
www.centrorefeducacional.com.br/mestres.html.    

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