domingo, 15 de dezembro de 2013

Guitarra e guitarra brasileira



Guitarra
Hallyson Chrystiano Paschoalino de Oliveira

A guitarra é o instrumento musical mais popular atualmente, talvez isto se deva a praticidade da sua construção, assim como o seu tamanho relativamente pequeno e também de um aprendizado demasiadamente prático em relação à sua técnica que se tornou também muito popular.
Outro fato que fez com que a sua popularidade se inflasse mundo afora certamente foi o surgimento e a propagação do rock no séc.XX. Neste ritmo musical, muitos músicos que tocavam ou ainda tocam este instrumento ganharam status de mito, como Chuck Berry, Jimi Page, Jimi Hendrix, Eric Clapton, entre outros.


O fato destes músicos serem na totalidade de países de idioma nativo inglês, prova esta influência do rock em sua popularidade, por ser este ritmo proveniente de raízes anglo-saxônicas.
Mas não é só no rock que temos nomes importantes de guitarristas. Na guitarra clássica, expressa pela sua versão acústica, temos nomes como o do espanhol André Segóvia e Francisco Tárrega.
Na música flamenca, um ritmo espanhol de influência árabe, temos o grande expoente da guitarra Paco de Lucia.
 Temos também uma gama enorme de talentosos guitarristas no Brasil que apesar de não serem tão reconhecidos pelos meios midiáticos, representam uma grande fonte de influência didática para os estudantes brasileiros do instrumento.
Nomes como Baden Powell, Rafael Rabelo, Hélio Delmiro, Dino sete cordas, Guinga, Yamandú Costa, Juarez Moreira, Heraldo do Monte, Lula Galvão, Ricardo Silveira, Nelson Faria, Maurício Carrilho, Toninho Horta, entre outros, se fazem cada vez mais conhecidos no cenário internacional como músicos de elite da escuderia guitarrística brasileira representados por ritmos como Choro, Samba, Baião, Bossa Nova, entre outros ritmos.


Mesmo no Rock, o Brasil construiu a sua tradição guitarrística nas últimas décadas do século XX com o surgimento e reconhecimento de músicos como: Sérgio Dias, Faíska, Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy e muitos outros, sendo que muitos desses, se não a maioria, consideram como grande influência o grande mestre da guitarra paulistana, Mozart Mello.
A classificação da guitarra é um pouco complexa, pois apenas em países cujo idioma nativo é o português, ela possui nomes específicos para a distinção dos modelos elétricos e acústicos.
No Brasil, assim como em Portugal, dá-se o nome de Violão para a guitarra acústica e de Guitarra propriamente dita para as elétricas. Temos nos países de idioma predominante inglês apenas o termo Guitar para ambas e nos de idioma espanhol, Guitara.
Sendo assim, em relação à organologia, pode ser classificada em sua versão acústica como cordofone por ser um instrumento de cordas beliscadas e também como eletrofone em sua versão elétrica, pois desta maneira, precisa de um captador magnético e de amplificadores para a captação e reprodução do seu som.
A guitarra acústica (violão) é construída por madeiras, sendo as melhores Maple, Rosewood, Cedro Vermelho e Jacarandá. Possuem seis cordas de náilon e são afinadas da seguinte maneira:


Corda
Afinação
Freqüência
Mi
329.6Hz
Si
246.92Hz
Sol
196.0Hz
146.8Hz
110Hz
Mi
82.4Hz
A 1ª corda situa-se embaixo, é a corda mais aguda e de aspecto físico mais fino.

Dividimos a guitarra em três partes principais:
1.        Corpo é a parte onde fica o cavalete, que é onde as cordas são fixadas;
2.    Braço é a parte reta onde se divide as casas distinguindo os sons (notas) caracterizando o instrumento como temperado, ou seja, as freqüências se dividem em Tons e Semitons;
3.    Headstock, ou mão, onde as cordas são presas e afinadas por uma espécie de roldanas que chamamos de Tarraxas ou Cravelhas.

Para a guitarra elétrica, temos a mesma divisão, porém, no corpo temos os captadores magnéticos que já foram mencionados no texto. No cavalete que chamamos também de ponte as cordas não são amarradas e sim encaixadas, pois as cordas da guitarra elétricas possuem “cabeças” que encaixam nos seis orifícios da ponte.
Os Potenciômetros, que também se situam no corpo, são botões que regulam o volume e a tonalidade do som emitido, alterando o seu timbre. Também temos a chave seletora que aciona os captadores de acordo com a necessidade do músico, também altera o timbre e fica no corpo do instrumento.
A guitarra elétrica possui um recurso muito importante que é a alavanca. A alavanca se situa na ponte do instrumento proporcionando um efeito de trêmulo ou vibrato mediante a mobilidade possibilitada por molas.
No braço do instrumento, assim como no headstock não temos mudanças, a não ser o aspecto físico caracterizado pelo acabamento na sua construção.
Em relação às origens do instrumento, tem se informações muito imprecisas, porém sabemos que a guitarra, assim como a conhecemos, tem influências de um instrumento espanhol chamado Vihuela que também seria uma evolução do Ud árabe e da Cozba romana.
    
Referências Bibliográficas:
                             
BUENO, Chris. História da Guitarra. Trombeta do café, 2000. Disponível em:  http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=1022. 
ERIC CLAPTON. Site oficial. Disponível em: http://www.ericclapton.com/photos/claptonwinwood-11.
MPBNet. Toninho Horta. http://www.mpbnet.com.br/musicos/toninho.horta/index.html.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.                             
Wikipédia, a enciclopédia livre. Guitarra. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guitarra.



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