As contribuições do austríaco Jaques “Dalcroze” para
a educação musical se dão principalmente em relação aos estudos do ritmo, assim
como as suas possibilidades de expressão em relação ao movimento e ao corpo.
Seu método, conhecido como Rythmique caracteriza-se pela abordagem plástica em relação aos
eventos sonoros e rítmicos em geral, para o educador, o elemento mais
estritamente ligado a vida é o ritmo e o movimento.
Dalcroze associava a música com o corpo de uma
maneira muito sintetizada incluindo também associações práticas de concentração
e respiração, o que faz com que seu método se caracterize cada vez mais como
saudável para a educação musical, pois a percepção do corpo da maneira
holística como propõe o educador, proporciona uma conscientização dos problemas
gerados pelo acúmulo de tensão localizada que podem ocasionar até doenças
musculares e ortopédicas em músicos, bailarinos, coreógrafos, entre outros
profissionais da arte ou até mesmo do esporte.
Em relação à coreografia, foi Dalcroze quem
realmente a institui na educação musical ressaltando as suas relações não
apenas com a prática musical, com a criação, com a participação ativa do aluno
na produção musical, mas também a utilizando como um recurso à escuta, a
apreciação e a percepção musical, assim como enaltece a sua importância para
uma melhor compreensão do mundo ao nosso redor.
As propostas de Dalcroze auxiliam na elaboração de
metodologias eficientes para o aprendizado da música em qualquer idade, pois,
possibilitam abordagens práticas fazendo com que os educandos aprendam sentindo
e realmente vivenciando os conceitos musicais, formalizando um processo
empírico em questão.
Apesar das atividades propostas por Dalcroze
exercerem um papel relativamente lúdico em grande parte de seu método, segundo
o brasileiro Iramar Rodrigues que trabalha para o instituto Dalcroze na Suíça,
o seu embasamento é de maneira muito séria, Rodrigues salienta nas atividades
que primeiro executamos de maneira concentrada e apenas depois do trabalho
realizado, relaxamos, damos risadas etc. Não confundir a sua metodologia com
atividades de entretenimento.
Estes são alguns dos conceitos que justificam a sua
importância para a educação musical.
RODRIGUES,
Iramar. Curso de Pedagogia Dalcroze: “Uma Educação por e para a Música”, 2007,
Ourinhos: Escola Municipal de Música “Maestro Américo de Carvalho”. 2007.
FARIAS, Fernando. Método Dalcroze. Disponível em : http://br.geocities.com/leonardoabviana/metodo_dalcroze.htm
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