sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pedagogia Dalcroze




As contribuições do austríaco Jaques “Dalcroze” para a educação musical se dão principalmente em relação aos estudos do ritmo, assim como as suas possibilidades de expressão em relação ao movimento e ao corpo.
Seu método, conhecido como Rythmique caracteriza-se pela abordagem plástica em relação aos eventos sonoros e rítmicos em geral, para o educador, o elemento mais estritamente ligado a vida é o ritmo e o movimento.
Dalcroze associava a música com o corpo de uma maneira muito sintetizada incluindo também associações práticas de concentração e respiração, o que faz com que seu método se caracterize cada vez mais como saudável para a educação musical, pois a percepção do corpo da maneira holística como propõe o educador, proporciona uma conscientização dos problemas gerados pelo acúmulo de tensão localizada que podem ocasionar até doenças musculares e ortopédicas em músicos, bailarinos, coreógrafos, entre outros profissionais da arte ou até mesmo do esporte.
Em relação à coreografia, foi Dalcroze quem realmente a institui na educação musical ressaltando as suas relações não apenas com a prática musical, com a criação, com a participação ativa do aluno na produção musical, mas também a utilizando como um recurso à escuta, a apreciação e a percepção musical, assim como enaltece a sua importância para uma melhor compreensão do mundo ao nosso redor.
As propostas de Dalcroze auxiliam na elaboração de metodologias eficientes para o aprendizado da música em qualquer idade, pois, possibilitam abordagens práticas fazendo com que os educandos aprendam sentindo e realmente vivenciando os conceitos musicais, formalizando um processo empírico em questão.
Apesar das atividades propostas por Dalcroze exercerem um papel relativamente lúdico em grande parte de seu método, segundo o brasileiro Iramar Rodrigues que trabalha para o instituto Dalcroze na Suíça, o seu embasamento é de maneira muito séria, Rodrigues salienta nas atividades que primeiro executamos de maneira concentrada e apenas depois do trabalho realizado, relaxamos, damos risadas etc. Não confundir a sua metodologia com atividades de entretenimento.
Estes são alguns dos conceitos que justificam a sua importância para a educação musical.

RODRIGUES, Iramar. Curso de Pedagogia Dalcroze: “Uma Educação por e para a Música”, 2007, Ourinhos: Escola Municipal de Música “Maestro Américo de Carvalho”. 2007.
FARIAS, Fernando. Método Dalcroze. Disponível em : http://br.geocities.com/leonardoabviana/metodo_dalcroze.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário